Header image  

No Dia mais Claro, Na Noite Mais Densa, O Mal Sucumbirá Ante A Minha Presença

Todo O Que Venera O Mal Há De Penar, Quando O Poder Do Lanterna Verde Enfrentar!

 
line decor
    ::  
line decor
   
 
INIMIGOS RELACIONADOS

 
  SONAR

IDENTIDADE E HABITAÇÃO: Bito Wladon. Nasceu e tem sua principal casa em Modora.

PODERES: Comanda todo e qualquer tipo de ondas sônicas e ultra-sônicas, em qualquer intensidade e volume. Também utiliza uma arma sônica com os mesmos efeitos mais potencializados.
ÚLTIMO DESTINO: EM CONSTRUÇÃO
CONFRONTOS:

1º confronto com Hal Jordan em GREEN LANTERN 14/1ª h. - 1962: Com seus assaltos frustrados por Hal Jordan, consegue escapar.

2º confronto com Hal Jordan em GREEN LANTERN 19/1ª h. - 1963: Enfrenta Jordan na pequena nação de Granaco, é derrotado e entregue à polícia local.

3º confronto com Hal Jordan em GREEN LANTERN 25 - 1963: libertado da cadeia de Granaco por Hector Hammond. Derrotado por Jordan e preso pela polícia de Coast City.

HISTÓRIA: Situada nas montanhas da Europa Oriental, encontra-se a minúscula nação balcânica de Modora. Com uma população mínima, Modora é quase desconhecida pelo mundo e subsiste economicamente com a produção de lãs dos carneiros marrons peculiares encontrados somente nessa área pequena. A nação fora isolada do resto do mundo por seu rei, Fando, o Louco, que acreditava que Modora deveria ser congelada temporalmente em seu passado. Para isto, queimou pontes e barricou estradas ao mundo exterior ao para que não influenciasse nas decisões de seus compatriotas. Wladon, desde cedo, estava determinado  a mudar aquela situação..

Os pais de Wladon eram surdos, o que na opinião dos modoranos supersticiosos, era a marca de Satã. Não deviam ser mortos ou feridos, mas tratados como párias. O jovem Bito também era um pária, pois, mesmo que tivesse a audição, era filho de pais surdos. Escondido de todos em um celeiro, Bito descobre uma biblioteca oculta, escondida ali por seu pai, do fanatismo destrutivo de Fando.

Com isto, Bito aprendeu conceitos de eletrônica e mecânica, e inventou para si mesmo o que chamou de " motor de núcleo sônico", que poderia usar toda uma fonte de energia pura. Wladon descobriu que poderia anular a gravidade ou concentrar o som como uma força destrutiva. talentoso como era, Wladon usou o som como meios a conseguir um objetivo. Seu patriotismo fanático a Modora tinha-lhe feito um homem perigoso. Acreditando que sua nação poderia ser uma das mais poderosas da Terra, Wladon inventou a bomba núcleo-sônica, uma arma baseada em energia hiper-sônica.

Infelizmente, seu país não era avançado tecnologicamente o bastante para suportar seus esforços. Teve de emigrar para os Estados Unidos, onde poderia conseguir recursos para a fabricação de sua arma. para isto, trilhou uma vida de crimes, a fim de conseguir seus intentos. Criou para si um traje militar uniformizado e apresentou-se como o SONAR, mestre das armas sônicas.

Em sua 1ª luta contra o Lanterna Verde Hal Jordan, fora derrotado e teve suas armas confiscadas; a seguir fora preso.

Fando soube que Sonar seria uma ameaça a seu poder, mas Wladon conseguiu convencê-lo de que poderia ajudar a consolidar ainda mais seu reinado. Semanas mais tarde, Sonar fora liberado da prisão por um dispositivo legal. Usando uma antiga lei modorana, foi-lhe concedida liberdade devido a sua ajuda na colheita anual.

Fando então empregou-o para construir um arsenal sônico e ele aproveitou a oportunidade para chegar a ser ministro das Armas do país. Com isto, decidiu invadir e conquistar a nação vizinha de Granaco. Através de Tom Kalmaku, Hal Jordan fora contatado e partira para defender o país de Sonar. Derrotado, ele retornara com seu exército para Modora.

Algum tempo depois, reaparece nos Estados Unidos liderando um grupo composto por Acelerador e Ponto Cego, a fim de arrombar cofres fortes de bancos e roubar riquezas. Ao tentar roubar o protótipo de um satélite Guerra nas Estrelas em um deles, encontra-se, dentro do cofre, com outros vilões, liderados por Dr. Polaris, que propõem uma aliança, para enfrentarem e derrotarem a recém- formada Tropa dos Lanternas Verdes da Terra. Sua base de atuação seria em  seu castelo, em Modora. A Tropa invade o local após alguns encontros ofensivos entre os 2 grupos e é derrotada por um dos membros ocultos da quadrilha, Dr. Ubix, que enfrenta Dr. Polaris, o derrota e assume a direção da aliança. Ao perceber que o vilão alienígena pretendia governar a Terra, Sonar se rebela contra ele, recusando que sua nação se subjugasse aos domínio de um extraterrestre. Tenta lutar contra Ubix, superando-o em força física, contudo também fora derrotado pelo bastão energético do vilão, sendo colocado em estase como Polaris e os demais Lanternas. Após uma distração de Ubix, ele afrouxa o controle mental sobre a estase de todos e os Lanternas conseguem escapar e derrotar Ubix. Sonar e os demais vilões da aliança aproveitam para escapar e tornarem-se foragidos.