Header image  

No Dia mais Claro, Na Noite Mais Densa, O Mal Sucumbirá Ante A Minha Presença

Todo O Que Venera O Mal Há De Penar, Quando O Poder Do Lanterna Verde Enfrentar!

 
line decor
    ::  
line decor
   
 
INIMIGOS RELACIONADOS

 
  GEADA

IDENTIDADE E HABITAÇÃO: JOAR MAHKENT. Pai de Cameron Mahkent, o 2º Geada. Sua habitação era desconhecida. Mas sabe-se que sua família possui uma propriedade.

PODERES: Geada era um especialista em criogenia, engenharia do gelo e tecnologia baseada no gelo. Ele projetou armas à base de gelo, inclusive alguns dispositivos integrados em seu uniforme. Ele possuía um uniforme térmico especial que o protegia dos efeitos do seu próprio armamento. Geada também era um piloto navegador altamente qualificado.
ÚLTIMO DESTINO: Foi executado por Krona durante a Crise nas Infinitas Terras.
CONFRONTOS:

1º confronto com Alan Scott em ALL-AMERICAN COMICS 90 - 1947: enfrenta o Lanterna Verde, é derrotado mas consegue escapar e desaparece mergulhando num rio que passava na localidade.

2º confronto com Alan Scott em ALL-AMERICAN COMICS 92 - 1947: sequestra Alan Scott sem saber de sua identiodade secreta. É derrotado ao enfrentar o herói e preso na cadeia de Gotham.

3º confronto com Alan Scott em ALL-STAR COMICS 41 - 1948: novamente liberto da prisão, compondo a Sociedade da Injustiça do Mundo, enfrenta Alan Scott e o derrota hipnotizando-o, mas ao final é derrotado pela ação conjunda da Sociedade da Justiça da América e novamente preso.

Confrontos posteriores contra a Sociedade da Justiça e Liga da Justiça, sempre sendo derrotado e preso no final, até sua última aparição na Crise nas Infinitas Terras, quando foi morto por Krona em Oa.

HISTÓRIA: Joar Mahkent nasceu em algum lugar na Europa, provavelmente durante a década de 1910. Ele foi educado na Europa e obteve um doutorado em física. Uma estrela em ascensão na tecnologia criogênica, Dr. Mahkent foi convidado para ir aos Estados Unidos em 1947 apresentar seu trabalho. Chegando de navio, os espectadores ficaram chocados quando o navio foi subitamente congelado. Cobrindo a história como repórter de rádio, Alan Scott também testemunhou o evento e rapidamente investigou como Lanterna Verde. Na cabine do transatlântico, o Lanterna Verde ficou chocado ao descobrir Mahkent morto a tiros. Leeds Bones foi imediatamente acusado de ser o culpado. Ele era um gangster famoso que tinha viajado no mesmo navio como Mahkent. Logo após a descoberta do corpo de Mahkent, um criminoso fantasiado denominado Geada apareceu e cometeu uma série de roubos abertamente usando uma arma de raios congelantes. Na linha de investigação em que Leeds era o vilão e tinha roubado a tecnologia de mahkent, o Lanterna Verde enfrentou o vilão, derrotando-o e desmascarando-o. Com isso descobriu-se que não era Leeds, mas o próprio Mahkent. Ele revelou que havia sido abordado pelo bandido em sua cabine, mas lutou contra Leeds, o suplantou e o matou. Usando sua tecnologia de criogenia, Mahkent criou a ilusão de que o corpo morto de Leeds era o seu. Então, assumiu a identidade de Geada e usou sua tecnologia para o crime. Para escapar de ser preso, conseguiu desvencilhar-se de Alan Scott e pulou de onde estavam, o alto de um prédio, para dentro de um rio que por alí passava, e desapareceu de vista. Como a altura era grande, ele foi dado como desaparecido.

Geada sobrevivera à queda. Mais tarde, em 1947, ele foi contratado como mercenário pelo Gal. Galazar de Perumbia, uma pequena nação na América do Sul. Galazar planejava orquestrar um golpe de estado e precisava do apoio de um supervilão para concluir seus intentos. Geada sugeriu que Galazar transmitisse propaganda contrária ao governo pelo rádio, a fim de enfraquecê-lo e impedí-lo de convocar ajuda externa. Geada então recebeu ordens de sequestrar alguém da área do rádio para trabalhar para eles. Lembrando de Alan Scott como um conhecido profissional do rádio de Gotham City, o vilão raptou-o durante uma rádio-novela que curiosamente contava a história do encontro original do Geada com o Lanterna Verde. Tomou o lugar do ator que faria o papel de Geada e com seu raio congelante imobilizou Scott e os demais para não impedirem sua fuga. Retornando a Perumbia de avião, Geada informou a Scott sobre o que teria de fazer, e que isso serviria para espalhar a discórdia através da nação sul-americana. Aprisionado em uma despensa, Scott conseguiu desvencilhar-se das cordas com seu anel e como Lanterna Verde, derrotou os capangas que vigiavam a porta. Em seguida parte em busca do vilão pela cidade, sem encontrá-lo; súbito, surge uma tempestade de nevasca (um fenômeno climático nunca antes visto em Perumba) na capital do país. Após proteger a cidade criando uma cúpula verde, Scott consegue encontrar o vilão no topo de um vulcão. Ambos lutam com suas armas, mas Scott é nocauteado por uma pedra de granizo gigante criada pelo vilão, que amarra seus pés e mãos, deixando-o dentro da cratera. Em seguida partiu para a capital para unir-se a Galazar na deposição do presidente.Nesse instante surgem Doiby Dickles e a agente secreto americana Lorna Dawn que estavam no encalço do Geada desde Gotham City. Eles chegam a tempo de resgatar o Lanterna Verde, pois Doiby traz sua lanterna, onde ele recarrega seu anel e se liberta. Na capital, após instaurar o pânico entre o povo, Geada trai o militar golpista e leva todo o tesouro consigo. Com o retorno do Lanterna Verde, Geada tenta escapar em seu avião monomotor aproveitando que nesse exato momento o vulcão entra em erupção e Lanterna Verde está ocupado tentando salvar a cidade das lavas, mas é capturado à tempo pelo anel do Lanterna Verde. De volta a Gotham, dessa vez foi sentenciado e preso.

Em 1948, novamente livre da cadeia, o vilão foi contactado pelo Mago para se juntar à formação da Sociedade da Injustiça do Mundo. A sua missão era roubar um protótipo de um dirigível da Marinha Americana e usá-lo para erguer e furtar o Monumento de Washington de seu lugar. Alan Scott estava no local e atrapalhou o processo de roubo, mas o Mago havia plantado uma sugestão pós-hipnótica na mente de todos os membros da SJA. Com um estalo de dedos, o Lanterna Verde é hipnotizado e obedece o geada em todas as suas ordens. Com a ajuda de Canário Negro e Arlequim (que nessa época é uma agente secreto do governo em troca do perdão de seus crimes), a SJA é libertada do controle hipnótico, a SIM é derrotada e todos (Geada incluso) são presos.

Em 1951, após a SJA ter sido forçada a desfazer-se pelo Congresso Americano, Geada achou a vida entediante sem heróis para enfrentar. Após uma luta com Starman em Opal City, anuncia sua aposentadoria do crime. Também nos anos 50 ele se casou com uma mulher desconhecida. Por Mahkent ser intensamente exposto aos efeitos de suas armas de crogenia, o filho do casal nasceu com os genes alterados possuindo um corpo baseado em gelo, pelo qual matou a sua mãe. Mahkent abandonou a criança em um hospital local e nunca procurou saber dela. Tempos depois, ele se casou com Anna MacDonald, herdeira do magnata Elias MacDonald. Ele fundou as Indústrias Mahkent e construiu uma fortuna em informática fabricando super-condutores criogênicos. Ele e sua esposa tiveram outros filhos e destes, pelo menos 2 netos.

Em 1963, Geada volta a vida de crimes aliando-se ao Mago e o Violinista em um novo grupo criminoso, os Campeões do Crime. os 3 aliaram-se com vilões da Terra-Ativa e começaram uma vida de crimes nas Terras trocadas. A ação deles desencadeou a ação combinada das equipes das duas Terras, a LJA e a SJA. Ao final todos foram derrotados e presos pelas equipes unidas de heróis e presos em suas respectiovas Terras, a Ativa e a Paralela.

Em 1975, ele juntou-se novamente a Sociedade da Injustiça do Mundo, mas foi derrotado juntamente com os demais, pelo trabalho em equipe da SJA e JLA. Irritado com seus fracassos contínuos, sob a liderança do Mago, Geada reorganiza a SIM sob sua própria liderança em 1976. Enfrentam a SJA conseguindo relativa vitória, mas ao final os vilões são derrotados e presos.

Em 1977, Geada escapa da prisão e se une a vilões da Terra-Ativa a fim de congelar um pequeno país sul-americano. Com a criação de uma "Idade do Gelo" em miniatura no Equador, vilões distraem a LJA tempo suficiente para realizarem uma série de crimes em Gotham City. Os 3 vilões são ao final derrotados pela Liga e Geada aparentemente enviado de volta à sua Terra para ser preso lá.

Na década de 80, já livre da prisão, Geada volta a cometer crimes com os colegas da Sociedade da Injustiça. Os vilões foram contatados pelo espírito de Darkseid, para ajudarem na sua ressurreição. Os vilões foram bem sucedidos, mas Darkseid opôs-se à captura de Orion, seu filho, pela Sociedade da Injustiça, e aprisionou o grupo em um poço de retenção. Eles foram libertados pelo trabalho em equipe da LJA, SJA e os Novos Deuses. Os membros da Sociedade da Injustiça então ajudam na libertação de inúmeros residentes capturados de Nova Gênese e contribuem para a derrota final de Darkseid.

Alguns anos mais tarde, Geada reúne os membros originais dos Campeões do Crime para uma série de crimes organizado pelo Johnny Trovoada da Terra-Ativa, que ao contrário de sua contraparte da Terra-Paralela, era bandido. Enfrentando a LJA, todos são derrotados, sendo Geada nocauteado pelo Lanterna Verde Hal Jordan.

Durante a Crise nas Infinitas Terras, Geada compôs a força-tarefa organizada pelo vilão Brainiac. Vários vilões viajaram de volta no tempo para o laboratório de Krona, em Oa, para evitar que Krona causasse o nascimento do multiverso com suas experiências. Geada, Mestre dos Espelhos original e Maaldor iniciaram uma ofensiva direta ao laboratório de Krona. Os 3 vilões foram imediatamente contratacados pelo oano e fulminados em seguida.

Depois de sua morte, o patrimônio de Mahkent era enorme. Descobriu-se um testamento, onde metade de sua fortuna, ele surpreendentemente deixava para seu mais respeitado oponente, o Flash. Como Joel Ciclone estava aprisionado no limbo, Wally West herdou a fortuna e usou todo o dinheiro para construir o Museu do Flash, para honrar a memópria de Barry Allen, morto na Crise.

Em uma aventura de Rapina e Columba, diversos vilões mortos decidiram rebelarem-se e escaparem do inferno. Mahkent estava entre eles, mas foi ao caminho inverso e contribuiu para deter os vilões. Com isso, sua alma teve a permissão de ser deslocada do inferno para um lugar de descanso no além.