Header image  

No Dia mais Claro, Na Noite Mais Densa, O Mal Sucumbirá Ante A Minha Presença

Todo O Que Venera O Mal Há De Penar, Quando O Poder Do Lanterna Verde Enfrentar!

 
line decor
    ::  
line decor
   
 

 
 
ABIN SUR
  HISTÓRICO:

Falecido.

ABIN SUR era professor de História em seu planeta natal, Ungara, e fora escolhido pelo alienígena Starkaör para ser seu substituto como Lanterna Verde. Isto ocorreu em torno do ano terrestre de 1860. Na década seguinte, tomando parte em uma batalha, Abin é ferido seriamente e vem à Terra, como um planeta relativamente atrasado em relação aos demais do setor 2814, para descansar e recuperar as forças. Para isto, escolhe um nativo terrestre como seu substituto por apenas 1 dia terrestre. Este seria o xerife americano DANIEL YOUNG. Isto ocorrera no ano terrestre de 1873.

Anos mais tarde, os Guardiões do Universo enviaram-no para uma missão num planeta dominado pelo mago-vilão Myrwhydden. Derrotando o mago, Abin reduziu-o ao tamanho microscópico e aprisionou-o dentro de seu anel, num mundo virtual criado pelo anel para ser como que sua colônia penal. Anos após sua morte, o mago escaparia para se vingar contra o Lanterna Verde, mas encontraria outro em seu lugar; tornaria-se assim, um dos piores inimigos de HAL JORDAN.

No final da década de 20, Abin fora convocado pelos Guardiões para enfrentar e capturar o criminoso terrestre Al Magone, considerado como uma ameaça ao setor espacial. Ele fora o 1º criminoso terrestre a ser preso nas Ciencelas de Oa.

Nos anos 40, fora proibido pelos Guardiões de se envolver na 2ª Grande Guerra terrestre. Sem ele saber, nesta época surgia na Terra o Lanterna Verde ALAN SCOTT. Em 1944, o criminoso Dask N'oir conseguiu escapar das Ciencelas de Oa e escondeu-se na Terra, pretendendo negociar armamento alienígena com criminosos nativos. Abin fora enviado para impedir que o criminoso realizasse o contrabando e para evitar que a vida extraterrestre fosse revelada aos humanos. Chegando na França, Dask N'oir derrotou o Lanterna Verde Alan Scott e JOEL CICLONE, deixando-os inconscientes. Abin alcançou o mercenário, mas fora vítima de uma arma que o cobriu com um revestimento em ouro, derrotando-o. O vilão então tomou posse do anel de Abin Sur, pois o mesmo era inútil contra o amarelo.

Recobrando os sentidos, Abin ficou surpreso ao ver um anel de poder na mão de um humano, Alan Scott. Testando seu anel, verificou que era diferente no sentido de não ser vulnerável ao amarelo, mas sim à madeira. Abin passou a utilizar temporariamente o anel de Scott e fora contratacar o vilão. No combate, Dask N'oir tentou usar a mesma arma que tinha previamente usado em Abin Sur. Contudo o anel de Scott não era vulnerável ao amarelo e o vilão fora derrotado pelo Lanterna Verde do setor 2814. Com o fugitivo capturado e os anéis devolvidos a seus respectivos donos, Abin realizou uma lobotomia no criminoso para que esquecesse os eventos ocorridos ali e retornou a Oa.

Anos mais tarde, ocorreria sua última missão em 3 versões diferentes:

1) ANTERIOR A CRISE NAS INFINITAS TERRAS: Abin Sur fora inspecionar o planeta Athmoora que foi preso perpetuamente em uma fase histórica medieval em vez de estar já em uma era atômica. Comunicando-se telepaticamente com uma das mentes dos habitantes, ele descobre que seres de energia conhecidos como Larifars roubaram todo o Fator-I, complemento natural da genética humanóide que lhes posibilitava evoluir. Abin, em seguida, prendeu todos os Larifars numa esfera de energia, com exceção de Balzona, que estava em outro planeta à espera da chegada de seus colegas para drenar a inteligência daquele planeta. Quando Balzona os descobre presos e tudo o que aconteceu, ele vai à procura de Abin Sur em Ungara e aterroriza seu planeta natal no intuíto de encontrá-lo. Sob o controle mental de Balzona, Abin concorda em libertar os outros Larifars, porém seu anel tem pouca energia. Não revelando a necessidade do mesmo de se recarregar, convence o alienígena a permitir que ele voe numa espaçonave até o local, para economizar a energia do anel e leva sua bateria de energia em segredo. No trajeto de vôo, ao aproximar-se da estrela Sirus, Abin aproveita o cinturão magnético esverdeado do planeta para recarregar seu anel sem que Balzona perceba, em seguida usando seu poder para aprisionar Balzona junto dos demais Larifars. Durante o trajeto de vôo contudo, Abin fora banhado pela energia magnética amarelada da Terra que minou toda a energia de seu anel o suficiente para ser incapaz de impedir a queda de sua espaçonave na Terra.

2) POSTERIOR À CRISE NAS INFINITAS TERRAS: Abin fora perseguido e enfrentara Legião, que já matara diversos Lanternas em Oa e ele seria o próximo. Conseguira despistar o inimigo, mas ficara mortalmente ferido pelos ataques do vilão, que possuía uma armadura amarela. Novamente regressara com sua nave à Terra e aqui ordenou a seu anel que procurasse seu substituto do planeta. Seu anel encontrou 3 recrutas em potencial. O 1º fora CLARK KENT, teleportado desde Metrópolis. Contudo, ele fora detectado pelo anel como sendo kriptoniano e não humano. O anel o levou de volta à sua cidade e este evento fora apagado telepaticamente de sua mente.

Depois o anel encontrou outros 2 pretendentes: GUY GARDNER e HAL JORDAN. Com ferimentos graves e vendo a morte aproximar-se, Abin mandou que o anel trouxesse o que estivesse mais perto geograficamente do local onde a espaçonave caíra. Jordan fora o escolhido para ser seu sucessor. Hal Jordan escondera sua espaçonave e enterrara seu corpo num local próximo de Coast City.

Após sua morte, seu planeta, Ungara, entrou numa crise dificílima, chegando perto da aniquilação total, não fosse a intervenção de Hal Jordan em duas ocasiões diferentes.

3) POSTERIOR À NOVOS-52: Recentemente, sua espaçonave fora descoberta pelos militares da Força Aérea que, dissecando sua tecnologia, construíram um jato com motor à base de engenharia reversa, chegando à velocidade Mach 20.

Em eventos posteriores, Hal Jordan, nessa ocasião acessando a força de vontade plena, enfrenta Sinestro e o derrota. No processo, Jordan falece e sua alma fica armazenada dentro de seu anel energético, numa dimensão denominada "Espaço Esmeralda". Lá ele encontra as almas de todos os Lanternas Verdes mortos em combate, e é recepcionado por Abin Sur, que dialoga com ele e o encoraja a procurar esperança pra Tropa, segundos antes da alma de Jordan ser novamente atraída pra vida, pela ação do Lanterna Branco KYLE RAYNER em conjunto com os Guardiões GANTHET e SAYD.

SERVIÇO NA TROPA:
 
    RETORNAR AO FICHÁRIO DA TROPA